PLA X PETG
Como mencionamos, o PLA requer temperaturas de impressão comparativamente baixas. A maioria dos filamentos de PLA pode ser impressa com uma temperatura de bico de 180°C a 210 °C e uma temperatura da mesa opcional de até 70 °C. Por outro lado, o PETG requer temperaturas notavelmente mais altas, com uma temperatura do bico sugerida entre 220 °C e 250 °C e uma temperatura da mesa em torno de 85 °C. Embora uma diferença de 15 °C possa não parecer muito, é uma variação suficientemente significativa que significa que mais impressoras podem imprimir com PLA do que com PETG.
O PLA também é muito menos sensível a fatores de impressão, como o ambiente de impressão e as configurações imperfeitas do fatiador, em comparação com o PETG. Não é incomum obter impressões de alta qualidade em PLA com um perfil de impressão PLA padrão.
No entanto, o PETG é um pouco mais difícil de trabalhar. Especialmente se você não calibrar sua extrusora, ajustar suas configurações de retração e encontrar as melhores temperaturas e velocidades, provavelmente encontrará fiapos em suas impressões PETG.
Se você não estiver familiarizado com o problema, os fiapos é quando o material extra sai do bico quando não deveria, deixando pequenos pedaços de plástico extra ao redor da impressão (não é uma boa aparência). Com o PETG, também é mais provável que você tenha problemas com a adesão da mesa, pois o filamento tende a aderir demais à mesa, dificultando a remoção de impressões da mesa em comparação com o PLA.
Em termos de propriedades mecânicas, o PETG é conhecido por sua alta resistência, resultado da resistência natural da matéria-prima combinada com o aumento da adesão camada a camada produzida com as temperaturas de impressão mais altas. A adesão da camada de PLA é menos impressionante e as impressões de PLA podem ser extremamente quebradiças, tornando este material longe de ser a melhor opção para uma impressão que enfrentará qualquer tensão. O PETG não é apenas forte em comparação com o PLA; peças impressas em PETG, quando impressas com configurações ideais, geralmente não podem ser quebradas dobrando-as com as mãos (dependendo do modelo, claro).
Embora a resistência seja uma coisa, a resistência aos elementos, que chamaremos de durabilidade, também é muito importante para um material de impressão 3D. Se você já imprimiu com PLA, sabe que não é muito durável. Por exemplo, se deixadas ao ar livre e sob o sol por mais de uma hora, as peças impressas em PLA começarão a se deformar porque os raios UV e a temperatura quente são suficientes para amolecer o material.
Porém, isso não chega nem perto do caso do PETG, já que esse material termoplástico é um dos plásticos mais duráveis, não apenas na impressão 3D, mas na fabricação como um todo. O PETG tem uma longa lista de coisas às quais é resistente, incluindo raios UV, altas temperaturas, água e acetona. Tudo isso torna o PETG uma ótima opção para impressão de qualquer modelo que será usado em ambientes externos.
É mais do que as propriedades dos materiais e como imprimi-los que diferenciam o PLA e o PETG. Por um lado, há a compatibilidade ambiental dos materiais. O PLA tende a vir de fontes naturais, como plantações de milho, enquanto o PETG vem de petróleo bruto menos ecológico.
Embora a produção de PLA seja, portanto, menos prejudicial do que a fabricação de plástico PETG, isso não encerra o debate sobre qual material é mais ecológico. O PETG é um plástico reciclável que pode ser descartado em centros de reciclagem para ser derretido e reaproveitado. Infelizmente, o PLA geralmente não é reciclável e não há muito o que fazer com impressões de PLA desperdiçadas. E embora o PLA seja biodegradável e o PETG não, pode levar centenas de anos para que as peças impressas em PLA se degradem totalmente, mesmo em condições ideais.
Com tudo em mente, nenhum dos plásticos é particularmente amigo do ambiente. No entanto, se alguém tivesse que ser um vencedor, o PLA provavelmente levaria o bolo devido a seus materiais de origem natural e biodegradabilidade.
Clicando aqui você encontra PLA Printalot ou se estiver buscando PETG pode clicar aqui.
.
Fonte - Jackson O'Connell – ALL3DP
Fabricamos desde 2013, insumos para impressão 3D. Contamos com as melhores impressoras do mercado e a maior variedade de componentes e insumos. Utilizamos apenas resinas virgens.